Vender por meio de um e-commerce costuma ser mais desafiador do que você imagina. Diferente de uma venda tradicional, onde você consegue negociar e argumentar com o cliente, no e-commerce o cliente vai decidir comprar onde sentir segurança e onde encontrar preços mais baixos e entrega rápida. Mas, como ter o menor preço, segurança, entrega rápida, um bom layout e ainda ter um bom resultado?
Não existe uma receita pronta, pois cada empresa tem suas características, ramo, produto, regime tributário. Esses pontos mudam o resultado da empresa. Somente com um estudo aprofundado e personalizado é possível elaborar um plano para a empresa oferecer um preço bem competitivo e ainda gerar um bom resultado financeiro.
No entanto, existem sim algumas alternativas para melhorar a performance do seu e-commerce. Neste artigo, a Consultora Financeira Patricia Pazold apresenta 5 principais dicas.
Confira:
1 – Analisar todos os custos variáveis da empresa
Observe seu marketplace. Como são cobrados fretes e comissões? Analise seu regime tributário e pondere se realmente compensa ou se é mais vantajoso mudar para outro que poderá trazer créditos tributários. Examine também todas as taxas de vendas de meios de recebimentos, caso você tenha seu site próprio.
2 – Considere todos os custos fixos e busque formas de reduzi-los
Detalhe todos os seus custos fixos, veja o que você consegue reduzir com fornecedores e otimização de mão- de -obra. Observe o que pode ser barateado e o que é um custo desnecessário. Dessa forma, você poderá reduzir seu preço final, tornando seu negócio mais atrativo.
Verifique principalmente aplicativos utilizados em e-commerce, você pode ter 3 aplicativos com as mesmas funcionalidades sem saber e ter custos desnecessários.
3 – Observe os resultados por marketplace
Se você vende em marketplace, você precisa separar os resultados por cada canal. Assim, você conseguirá saber o que está trazendo mais margem, o que oferece os menores custos e conseguirá melhorar o preço final para o consumidor.
4 – Conciliação de recebíveis
Concilie todos os seus recebimentos. Verifique com cautela se realmente o que está no contrato com os marketplaces ou meios de pagamentos estão sendo cobrados corretamente e se estão no seu orçamento.
5 – Projeção do resultado com indicadores e metas
Elabore projeções do resultado com simuladores. Coloque o resultado que deseja como meta e trabalhe focado nessas projeções. Dessa maneira, você poderá trabalhar cada produto, aumentando ou diminuindo o preço para ser competitivo, acompanhando os resultados e tomando as decisões necessárias para não perder vendas.
Sobre Patricia Pazold
Consultora Financeira e áreas afins, graduada em Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e MBA em Gestão Tributária. No mercado de trabalho, possui 25 anos de experiência atuando no setor financeiro e em outras áreas como controladoria, contábil, compras, crédito, cobrança, logística e implantações de processos. Além disso, também conta com uma bagagem de 18 anos de expertise em gestão de equipes.