Envolva o departamento financeiro ao contratar um software de gestão

Um bom software de gestão faz toda a diferença dentro do planejamento financeiro

* Por Patricia Pazold

Muitas empresas acabam utilizando o software de gestão apenas para emissão de notas e não dão importância para as demais funcionalidades que o próprio software oferece. Normalmente, isso acontece por falta de entendimento do próprio usuário. 

Outro ponto importante é que, algumas vezes, o software usado é muito complexo, dificultando o entendimento do usuário, ou não oferece as funcionalidades que a empresa precisa.

A consultora financeira Patricia Pazold alerta que muitas empresas contratam softwares que permitem customização, o que é muito bom, porém, cometem o grave erro de realizar essa customização sem base num estudo junto ao departamento financeiro. Assim, esse software acaba ficando desorganizado, com informações perdidas dentro dele, sem controle, podendo dar margem para desvios de informação e, até mesmo, desvios monetários. Além disso, também pode gerar falhas e encaminhamento de informações erradas para Diretoria, o que afeta muito a gestão e qualquer tipo de planejamento.

Esse erro é comum justamente por falta de conhecimento dos empresários e do entendimento da importância que um bom software de gestão tem dentro do planejamento financeiro.

A importância de escolher um bom software de gestão

Escolher um bom software de gestão para sua empresa não é uma tarefa muito fácil, pois antes dessa decisão é necessário analisar a empresa como um todo e detalhadamente. E o mais importante, entender que tudo que acontece na empresa finaliza no departamento financeiro, independente do ramo de atividade. Dessa forma, qualquer informação dentro do software sempre acaba finalizando no financeiro para acompanhamento e conferência, desde uma compra ou venda, contratação de funcionário, uma perda, um pagamento, uma venda bonificada, ajuste de estoque e várias outras ações. Ou seja, a empresa gera entrada e saída e tudo é feito por esse departamento, pois é o financeiro que controla todo o fluxo.

Benefícios

Um dos principais benefícios de ter um bom software de gestão é o maior controle de todo fluxo de entrada e saída da empresa. Isso porque ele gera informações confiáveis para tomada de decisões assertivas e com isso possibilita um maior planejamento para o futuro.

E não é só isso! Outros benefícios são:

  • Maior controle gerencial da sua empresa;
  • Gestão das vendas;
  • Gestão e controle de estoque para indústrias e comércios;
  • Gestão de produção para indústrias;
  • Gestão de compras;
  • Gestão de contratos para empresas de serviços;
  • Gestão financeira: conciliação bancária, contas a pagar e receber;
  • Relatórios gerenciais: DRE, fluxo de caixa e outros de acordo com a necessidade da empresa.

Troca de software

Muitas empresas acabam ficando com um software que não atende às reais necessidades delas, pois há o medo de a implantação de um novo ser trabalhosa. Porém, Patricia Pazold explica que quando há um bom planejamento, não tem como errar, a troca é feita de forma tranquila e irá resolver vários problemas de gestão financeira da empresa.

Um bom software não só agiliza a tomada de decisões, como também otimiza o planejamento financeiro do negócio, seja ele no curto, médio ou longo prazo, pois entrega informações precisas e estratégicas para os gestores.

Consultoria especializada

A utilização de um bom software de gestão faz toda a diferença para a sua empresa, assim você poderá gerir seu negócio de forma eficiente. Então, não tenha medo de trocar seu software caso ele não esteja atendendo suas necessidades.

Para evitar a contratação de um software errado, é muito importante contar com uma consultoria especializada, que irá sanar todas as suas dúvidas e orientar o melhor software, e ainda ajudar na implantação.

*Sobre Patricia Pazold

Patricia Pazold tem 41 anos, é Consultora Financeira, Contadora e Coaching, graduada em Administração de empresas e Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e MBA em Gestão Tributária. No mercado de trabalho, Patrícia possui 21 anos de experiência na área financeira, atuando com setor financeiro, contábil, compras, crédito, cobrança e logística. Além disso, também conta com uma bagagem de 12 anos de experiência em gestão de equipes. É especialista em consultoria financeira, elaboração e execução de treinamentos, reestruturação do setor financeiro, reestruturação do setor de logística (frota), controle de custos e despesas e controladoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Todos os direitos reservados © 2020 Patrícia Pazold Consultoria / Criação e Desenvolvimento do site: Alex Sanches.

Rolar para cima