Riscos de não ter um departamento financeiro estruturado

* Por Patricia Pazold

A maioria das empresas não possuem um departamento financeiro estruturado de forma correta. Infelizmente, isso ocorre por falta de conhecimento dos empresários e até mesmo do responsável pelo financeiro. O que acontece é que a área financeira é muito complexa e nenhuma empresa tem departamento financeiro igual a outra, pois cada empresa tem sua particularidade que acaba exigindo processos e controles diferentes.

A consultora financeira Patricia Pazold alerta que, muitas vezes, o responsável contratado da área financeira nem sabe o que está fazendo, muitos executam suas tarefas sem saber o objetivo real de cada ação. O simples fato de fazer os lançamentos em um software, por exemplo, não significa que está fazendo corretamente e nem que sua empresa está sendo controlada.

Quais os riscos que uma empresa está sujeita por não ter um departamento financeiro estruturado?

  • Falta de controle:  esse é o primeiro item que existe, quando não tem um departamento financeiro estruturado, a empresa fica totalmente sem controle de tudo que entra e tudo o que sai.
  • Falta de informação confiável:  a empresa fica sem ter a informação de forma correta para tomar decisões, e isso poderá gerar grande complicações para a empresa.
  • Risco de fraude e desvio: Uma empresa sem controle no departamento financeiro, poderá dar brechas para manipulação de fraude e desvio monetários da empresa.
  • Risco de perdas:  sem controle, a perda de qualquer valor monetário é muito normal.
  • Risco de falência: isso realmente pode acontecer se o departamento financeiro não está sendo controlado de forma correta. A empresa poderá perder muito dinheiro, sem saber o motivo e, com isso, acabar entrando em dívidas com empréstimos bancários. Isso tudo vai virando uma bola de neve, que em algum momento a empresa não terá mais poder de pagamentos, e assim vai precisar de outras alternativas para sobreviver.
  • Custo alto de mão de obra: um departamento financeiro não estruturado de forma correta, acaba demandando muitas atividades desnecessárias ou retrabalhos que exigem uma equipe maior no departamento, gerando um custo maior para a empresa.
  • Perdas de documentos: sem organização, a empresa poderá ter perdas de documentos.
  • Falta de alinhamento com outras áreas: isso é muito comum, principalmente, com a área de vendas, e isso acaba gerando problemas, podendo até reduzir as vendas da empresa.
  • Desconfiança:  um departamento financeiro desorganizado, sempre vai gerar desconfiança, pois se o financeiro não tem controle da entrada e saída do dinheiro da empresa, como poderá mostrar isso para o empresário. A empresa não precisa de pessoas de confiança, e sim de controles.
  • Desmotivação de funcionário: Em um quadro maior na equipe do departamento financeiro, quem gosta de trabalhar e enxergar corretamente o fluxo de entrada e saída, e percebe que isso está descontrolado por falta de uma boa gestão do gerente. A equipe fica desmotivada, pois não consegue ver a importância do seu trabalho e, assim, a empresa poderá perder funcionários bons.
  • Problemas no fluxo de caixa: O problema de fluxo de caixa é o primeiro a acontecer dentro de uma empresa, se não tem controle, não tem como fazer um planejamento de caixa.
  • Equipe despreparada: a equipe faz o que pedem para fazer, mas nem sabe o que está fazendo. O que é muito comum é o gerente ser pago para fazer a gestão, porém ele se perde com o operacional e, dessa forma, a equipe e a empresa ficam sem gestão.
  • Dificuldade em conseguir créditos em instituição financeira: A empresa sem informação tem grande dificuldade em conseguir créditos em instituições financeiras, pois sem informações confiáveis, ela não consegue provar se tem poder de pagamento.
  • Falta de previsibilidade: sem controle a empresa não tem informações e com isso não consegue ter previsibilidade.

*Sobre Patricia Pazold

Patricia Pazold tem 41 anos, é Consultora Financeira, Contadora e Coaching, graduada em Administração de empresas e Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e MBA em Gestão Tributária. No mercado de trabalho, Patrícia possui 21 anos de experiência na área financeira, atuando com setor financeiro, contábil, compras, crédito, cobrança e logística. Além disso, também conta com uma bagagem de 12 anos de experiência em gestão de equipes. É especialista em consultoria financeira, elaboração e execução de treinamentos, reestruturação do setor financeiro, reestruturação do setor de logística (frota), controle de custos e despesas e controladoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Todos os direitos reservados © 2020 Patrícia Pazold Consultoria / Criação e Desenvolvimento do site: Alex Sanches.

Rolar para cima